Qual a importância do uso da luva como EPI no ambiente de trabalho?


Sabemos que para desempenhar qualquer tarefa que ofereça algum risco para a saúde e integridade física do trabalhador é necessário fazer uso dos EPI’s, que são os Equipamentos de Proteção Individual. Isso não seria diferente quando se trata das mãos.


As luvas são o tipo de proteção para as mãos que é de uso obrigatório ou recomendado para diferentes funções na indústria. Elas são importantes não só para a proteção das mãos, existem tipos que trazem segurança também para os pulsos e braços dos trabalhadores nos mais variados tipos de risco, como produtos químicos, bactérias, fungos, choque elétrico, cortes, perfurações e queimaduras.


O profissional da empresa tem a obrigação de utilizar os EPI’s fornecidos, e no caso das luvas de proteção, elas devem estar de acordo com a função exercida, bem como o tamanho da mão do trabalhador, o tipo de material, textura, dentre outros aspectos.


A fabricação desse produto considera a ergonomia e o conforto dos trabalhadores das mais diversas áreas de atuação. Por ser um artigo de segurança tão importante, já estão sendo criadas luvas para todo tipo de trabalho, inclusive para manuseio de peças pequenas.


O tamanho da luva é importante?


Imagine que você esteja comprando uma roupa para presentear em um aniversário. Você vai se preocupar com o tamanho que essa pessoa deve vestir. Consideraria, por exemplo, se esse alguém é baixo ou alto, magro ou acima do peso.


Essas considerações, tão comuns quando pensamos no nosso vestuário cotidiano, são esquecidas na hora da escolha dos equipamentos de segurança. É um engano acreditar que um tamanho único de EPI seja suficiente para todos os funcionários. Nesse sentido, é imprescindível ter em conta o tamanho de luva ideal de cada usuário, além de entender em qual a atividade ela será utilizada.


Luvas folgadas, por exemplo, reduzem a destreza, prejudicando a manipulação de objetos e exigindo mais força do seu usuário. Em contrapartida, luvas apertadas prejudicam a movimentação e são desconfortáveis, além da possibilidade de obstrução da circulação do usuário e de reduzir a durabilidade da luva.


Um usuário que trabalha com luvas de tamanho certo para a sua mão terá menos resistência no uso do EPI, facilitando a sua conscientização. Isso evitará acidentes e desperdícios, trazendo maior segurança e conforto ao usuário para que ele possa fazer o trabalho com mais eficiência.


Com toda tecnologia disponível, a indústria tem investido cada vez mais em desenvolver luvas ergonômicas que se adaptem às necessidades de cada área, assim como diferentes materiais.


Há vários fatores que influenciam o risco de acidentes como atividades que envolvam objetos escorregadios, excesso de umidade, choques, elementos abrasivos, exposição a produtos químicos em formas sólida, líquida ou gasosa, entre outros.


Para evitar acidentes como cortes, lesões, perfurações, quedas e outros é preciso que o trabalhador receba treinamento constantemente, além de colocar em prática as diretrizes estipuladas pela NR.


Fonte: Volk

Últimos posts
grupo branco.png