Orientações - COVID-19: diagnóstico, contato com casos positivos e cuidados no trabalho

A Prefeitura de Porto Alegre organizou uma série de recomendações sobre o COVID-19.

Selecionamos algumas orientações sobre como proceder nos seguintes casos:


1) Estou com sintomas do Coronavírus. O que devo fazer?

Se você está com sintomas como febre, dor de cabeça, cansaço, diarreia, dor no corpo, perda de olfato ou paladar, busque atendimentos em qualquer unidade de saúde de Porto Alegre (postos de saúde), ou nas tendas de atendimento exclusivas para Covid. Lá você será avaliado e, se indicado, encaminhado para o teste do Covid-19. Você também pode entrar em contato com o TeleSus através do telefone 136.


Clique aqui para saber mais!


2) Tive contato com alguém com Coronavírus. O que devo fazer?

Isso vai depender de como foi o contato:

Contato domiciliar: Se alguém que mora na sua casa tiver testado positivo para o coronavírus pelos seguintes testes: RT-PCR, teste sorológico com IgM positivo, teste de antígeno.

Contato no trabalho: Se tiver contato com alguém no trabalho, como um colega. Para isso têm que observar os seguintes requisitos:

  1. têm que trabalhar no mesmo ambiente de trabalho, e o contato têm que ser duradouro: a pessoa ficou 1 hora ininterrupta ou mais. Não vale contato ocasional*, ou com pessoas que trabalham em locais diferentes. Não vale contato ocasional*, ou com pessoas que trabalham em locais diferentes.

  2. esse colega tem que ter apresentado sintomas do Covid-19.

  3. o contato ocorreu durante o período de transmissão: 5 dias antes até 14 dias após o início dos sintomas do colega.

  4. o colega teve o diagnóstico confirmado por um destes testes: RT-PCR, teste sorológico com IgM positivo, teste de antígeno.

*Importante: não é considerado o contato ocasional, como uso de áreas comuns como cozinha, sanitários, ou de curta duração, como reuniões ou outros que duraram menos de 4 horas.


Clique aqui para ver as orientações sobre isolamento domiciliar do paciente e de seus contactantes.


3) E se mais de uma pessoa ficou doente no meu local de trabalho?

Se duas pessoas (ou mais) tiveram confirmação do Covid-19 em um intervalo igual ou menor que 14 dias, isso pode ser um surto. Nesse caso, é obrigatório notificar para a Vigilância Epidemiológica de Porto Alegre pelo email epidemio@sms.prefpoa.com.br. Denúncias podem ser realizadas pelo telefone 156.

Conte com a Realiza para enfrentar o COVID-19!

Contrate nossos serviços:

  • Elaboração de Plano de Contingência – Covid-19 para apoiar e orientar a empresa no cumprimento das obrigações legais e recomendações dos órgãos de saúde para funcionamento da empresa, contribuindo na preservação da saúde e da vida dos colaboradores, familiares e clientes e para resguardar a empresa diante de ações trabalhistas buscando enquadramento do Covid-19 como doença ocupacional.

  • Assessoria técnica para implantação do Plano de Contingência - Covid 19.

  • Auditoria para verificação da implantação do Plano de Contingência – Covid 19 com certificação de conformidade e boas práticas.


Agregando valor a todos os cuidados que você já têm com seus colaboradores e clientes, desenvolvemos o Plano de Contingência estabelecendo a operacionalidade segura para sua equipe, seus clientes e sua empresa, neste momento tão complexo em que a vida das pessoas e das empresas merece muitos cuidados.