Máscaras de proteção respiratória de uso não profissional – o que são, cuidados antes do uso, como c

Dentro do conjunto de medidas protetivas, o uso correto de um simples dispositivo de proteção individual, como a máscara de proteção respiratória para uso não profissional, pode contribuir para salvar vidas e reduzir o custo social e humano da pandemia de COVID-19, assim como para reduzir a disseminação de outros agentes infecciosos, se combinado com as demais medidas de higiene, de distanciamento social e de saúde pública.

A Prática Recomendada ABNT 1002, no Guia de Requisitos Básicos para Métodos de Ensaio, Fabricação e Uso, pretende oferecer à sociedade brasileira um guia informativo para produção e fabricação de máscaras de proteção respiratória para uso não profissional, assim como para orientação para o seu uso correto, lavagem, reuso e descarte.

Este dispositivo não se destina a ser utilizado por profissionais de saúde em contato com pacientes, visto que as máscaras para uso médico ou cirúrgico destinadas à utilização por profissionais da área da saúde.

O que é Máscara de proteção respiratória para uso não profissional?

É o dispositivo facial que cobre nariz, boca e queixo, equipado com um conjunto de alças. Ela deve cobrir o nariz, a boca e o queixo e não pode possuir válvulas inspiratórias1 e/ou expiratórias2.

1 Válvula expiratória - Válvula antirretorno que permite que o ar exalado seja removido do dispositivo facial.

2 Válvula inspiradora - Válvula antirretorno que permite que o gás respirável entre no dispositivo e impede que o ar expirado saia pela inspiração.

A máscara de proteção respiratória para uso não profissional é uma ou composto multicamadas feito de tecidos com ou sem filme e deve possuir um dispositivo de ajuste na cabeça do usuário (conjunto de alças). Deve ser capaz de ser ajustada firmemente no nariz, bochechas e queixo do usuário, para garantir vedação suficiente contra a atmosfera ambiente no rosto do usuário, quando a pele estiver seca ou molhada, bem como quando o usuário estiver em movimento.

Ao adquirir e antes de utilizar o produto faça a Inspeção Visual, observando:

  • Embalagem: sem furos ou rasgos; sem sujeira interna; sem sinais de umidade interna; fechada.

  • Máscara: sem pontos de rompimento da costura; sem furos ou rasgos; sem deformação; sem mancha de qualquer tipo.

  • Conjunto de alças: Ruptura de uma ou mais alças; Perda da elasticidade, no caso da utilização de elástico; Desprendimento da costura;

O conjunto de alças deve ser resistente o suficiente para manter a máscara no lugar e para evitar o aperto excessivo e o desconforto durante o uso, pode cercar a cabeça ou as orelhas do usuário e pode ser feito com um elástico ou um laço de tecido, ligado ao composto multica­madas, costurado ou soldado à máscara de proteção respiratória para uso não profissional.

Importante: A inspeção da máscara deve ser realizado após cada um dos ciclos de lavagem. Se for detectado algum dano à máscara de proteção respiratória para uso não profissional (desajuste, deformação, desgaste etc.) após um ciclo de lavagem, a máscara de proteção respiratória para uso não profissional deve ser descartada.

Uso de máscara de proteção respiratória para uso não profissional

A máscara de proteção respiratória para uso não profissional não exime o usuário da aplicação das medidas de proteção complementadas pelas ações de distanciamento social e higiene, que são essenciais. As instruções de proteção coletiva devem ser tomadas prioritariamente às medidas de proteção individual.

O uso da máscara deve considerar a compatibi­lidade da sua utilização com o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), como óculos de proteção, capacete de proteção, proteção contra ruídos individuais, etc.

Colocando a máscara de proteção respiratória para uso não profissional

Para alcançar proteção desejada, a máscara deve ser usada corretamente. Para isso, recomenda-se usá-la na pele nua (ou seja, sem a presença de cabelos em contato com a pele do usuário e, para algumas pessoas, com a pele raspada) e obedecer aos seguintes passos:

  • lavar as mãos com água e sabonete ou higienizá-las com preparação alcoólica a 70% ou álcool gel a 70% antes de manusear a máscara de proteção respiratória;

  • para o reaproveitamento da máscara de proteção respiratória para uso não profissional assegurar que ela tenha sido lavada com antecedência, de acordo com as recomendações;

  • localizar a parte superior da máscara de proteção respiratória para uso não profissional;

  • colocar a máscara de proteção respiratória para uso não profissional no rosto e o grampo ou clipe nasal (se existir) no nariz;