Vibração ocupacional pode causar sérios danos à saúde do trabalhador


A exposição ocupacional continuada às vibrações pode causar sérios prejuízos à saúde do trabalhador, como doenças vasculares, neurológicas e musculares, se não houver controle dos riscos e proteção adequada.

Em entrevista ao Podprevenir, Cristiano Molica, engenheiro da Instrutherm, empresa especializada em instrumentos de medição para a área de segurança e saúde no trabalho, explica que os efeitos da vibração no organismo humano dependem de quatro variáveis: pontos de aplicação da vibração em mãos, braços ou no corpo inteiro; frequência das oscilações; aceleração e duração da exposição.

A vibração de mãos e braços é produzida por ferramentas manuais energizadas, utilizadas nas mais diversas atividades, como furadeiras, motosserras, marteletes, entre outras. Já a vibração de corpo inteiro resulta do trabalho em veículos, como ônibus, tratores, caminhões, máquinas agrícolas.

Ele lembra que a exposição à vibração de alta intensidade e duração nas mãos, por exemplo, pode levar à chamada Síndrome de Raynaud, mais conhecida como doença dos ‘dedos brancos’. “Como a enfermidade afeta o sistema circulatório, provocando o estreitamento dos vasos sanguíneos, o trabalhador fica com as pontas dos dedos brancas, correndo inclusive o risco de perda de membros superiores”, alerta o engenheiro.

Além da importância da medição e controle dos níveis de vibração ocupacional para proteger a saúde do trabalhador, Molica também reforça a adoção de outras medidas preventivas, entre elas, o uso de ferramentas ergonômicas, EPIs apropriados e pausas regulares para reduzir o tempo de exposição.

Fonte: ANAMT e PodPrevenir

Sobre a Realiza Soluções em Medicina e Segurança do Trabalho

Localizado estrategicamente no centro de Porto Alegre, o Grupo Realiza dispõe de especialistas em Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, gerenciando e emitindo Programas e Laudos como

  • PCMSO, PPRA, LTCAT, PPP, PCMAT e outros.

  • Exames clínicos e complementares

  • Segurança Industrial e Treinamentos

Assessoria para atender ao eSocial

  • Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho

  • Gestão e Padronização da informação com vinculação ao eSocial.

  • Gestão eficaz na emissão e controle de vencimentos de documentos.

  • Cadastro e gerenciamento dos eventos do eSocial

Conte com as soluções do Grupo Realiza para realizar essa adequação e envio com o mínimo de impacto.

Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (51) 3224.0032 ou pelo e-mail comercial@realizaconsultoria.com.br.

Recent Posts
Archive

Grupo Realiza - Saúde e Segurança do Trabalho, Consultoria e Treinamentos

Rua Alberto Bins, 658/402

Centro - Porto Alegre/RS

comercial@realizaconsultoria.com.br

Tel: (51) 3224-0032

       (51) 99266-3248

whats branco.png
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

© 2020 | Grupo Realiza