Como um treinamento de segurança do trabalho reduz custos da empresa?


Quando falamos em treinamento de segurança do trabalho, devemos ter em mente os aspectos teóricos e práticos referentes a esse assunto. Afinal, todo o aprendizado sobre planejamento, campanhas de prevenção, normas legais e regras não surtirão o efeito esperado se o conhecimento não for implementado no dia a dia das organizações.

Uma das formas mais efetivas de transformar a teoria em prática é aproximar o treinamento da realidade do trabalhador. E quando se fala em segurança, isso assume total relevância, uma vez que considera tanto as questões humanas de cuidado com os colaboradores quanto a saúde financeira da empresa.

Veremos como o treinamento de segurança do trabalho é capaz de mudar a cultura de uma companhia, beneficiando tanto empregados quanto empregadores. Veja como investir nessa área também pode reduzir custos ao longo do tempo.

Os custos de treinamentos preventivos são menores

Em geral, para cada um real gasto em prevenção tem-se um retorno de três reais, economizados em custos com acidentes de trabalho, como indenizações, horas não trabalhadas do trabalhador acidentado e períodos extras para cobrir a falta do colaborador ausente.

Além dos valores objetivos e mensuráveis, a cultura de prevenção, construída por meio de treinamentos constantes, enriquece a imagem pública da empresa, cria uma percepção de valorização do trabalhador e gera mais confiança por parte de clientes e fornecedores.

Do contrário, acidentes de trabalho e falta de treinamento são extremamente negativos para vários aspectos da empresa, contribuindo para a queda da credibilidade e prejudicando os negócios.

O treinamento é uma oportunidade de integração

A transparência é uma característica valorizada no meio empresarial, tanto pelos clientes e fornecedores quanto pelos empregados.

Nas ocasiões de treinamento tem-se a oportunidade de realmente conversar de forma aberta com todos os colaboradores, obter informações sobre as efetivas condições de segurança do trabalho e demonstrar a preocupação da empresa com a saúde e bem-estar de seus trabalhadores.

Nessas oportunidades os empregados têm incentivo para refletir sobre seu trabalho de maneira mais livre, devolvendo para a empresa importantes informações que talvez não seriam conhecidas por falta de uma ocasião propícia a este fim.

Treinamento de segurança do trabalho reduz custos diretos e indiretos

Os acidentes de trabalho apresentam custos diretos e indiretos, que impactam toda a companhia. Entendamos um pouco mais sobre como acontecem tais custos:

Custos diretos dos acidentes de trabalho

Entre os gastos diretos, podem ser citadas as despesas com o atendimento do acidentado, o pagamento por parte da empresa dos salários dos dias parados até o décimo quinto dia de ausência do trabalhador, as despesas com cirurgias e reabilitação médica e ocupacional, além de medicamentos e equipamentos médicos, se necessários.

Custos indiretos de quando ocorre um acidente

Nos custos indiretos, envolve-se a perda de produção no tempo em que o trabalhador estiver afastado, eventual redução da capacidade produtiva do acidentado e mobilização de áreas administrativas para lidar com a burocracia relacionada ao acidente junto aos órgãos públicos e instituições de saúde.

Além disso, existe uma queda da produtividade como um todo, por conta do impacto emocional que um acidente causa aos demais colaboradores de uma companhia.

Considerando que um time treinado tem menor chance de se envolver em acidentes no trabalho, sem dúvida o treinamento reduz custos, auxiliando também a ter equipes mais engajadas e motivadas

.

A consciência sobre segurança desenvolve a responsabilidade

Quando um trabalhador recebe treinamentos em segurança do trabalho, costuma ter atitudes mais vigilantes, inclusive em relação a procedimentos dos colegas de equipe. Isso é extremamente positivo, pois gera uma atmosfera de segurança integrada, em que o cuidado é mútuo.

Por isso, mesmo quando não é possível treinar todos os trabalhadores, é recomendado orientações mesmo que de parte do time, pois existirá, com isso, uma difusão de atitudes prevencionistas.

Sendo assim, a minimização de custos passa por uma campanha de conscientização que deve ocorrer tanto do ponto de vista humano, quanto para manter a empresa nos trilhos, de forma que todos saiam ganhando.

Fonte: Mastt

Agora que você já sabe como um bom treinamento de segurança do trabalho pode diminuir os custos de sua companhia, entre em contato conosco:

Sobre a Realiza Soluções em Medicina e Segurança do Trabalho

Localizada estrategicamente no centro de Porto Alegre, atuamos nos mais variados segmentos de mercado, oferecendo soluções customizadas para um eficiente atendimento das inúmeras necessidades das empresas nas áreas de saúde e segurança do trabalho, qualidade e meio ambiente. Para contemplar as exigências da Portaria, oferecemos os seguintes serviços especializados:

- Treinamentos de Segurança do Trabalho

- Medições quantitativas

- PPRA

- LTCAT

- PPP

- PCMSO

- Exames

Consulte nosso calendário de treinamentos!

Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (51) 3224.0032 ou pelo e-mail comercial@realizaconsultoria.com.br.

Recent Posts
Archive

Grupo Realiza - Saúde e Segurança do Trabalho, Consultoria e Treinamentos

Rua Alberto Bins, 658/402

Centro - Porto Alegre/RS

comercial@realizaconsultoria.com.br

Tel: (51) 3224-0032

       (51) 99266-3248

whats branco.png
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

© 2020 | Grupo Realiza