top of page

Qual a diferença entre Decibelímetro e Dosímetro?


A segurança do trabalho é um dos importantes pilares para o sucesso de uma empresa. Sem ela, acidentes podem acontecer e atrapalhar a sua performance.

Em meio a esse cenário, para alcançar seus objetivos, um técnico de segurança do trabalho precisa tomar decisões assertivas e baseadas em conceitos sólidos e corretos.

Então, a medição de ruído em seu ambiente de trabalho é um fator a ser levado muito a sério por esse profissional. Para realizar tal atividade, ele pode utilizar alguns equipamentos, como o decibelímetro e o dosímetro.

Mas você sabe o porquê disso e como eles funcionam? Ou, então, qual é a diferença entre esses dois aparelhos?

Qual é a importância dos aparelhos de medição de ruído

Assim como a utilização de equipamentos de segurança individual, os aparelhos de medição de ruído devem fazer parte do dia a dia de trabalho de uma gestão.

Ao utilizá-los, é possível determinar a intensidade sonora de seu processo produtivo e o quão prejudicial ele pode ser à saúde de seus funcionários. Então, a Norma Regulamentadora 15 (NR-15) e seus anexos 1 e 2 determinam os limites máximos para esses valores.

Lembre-se de que os ruídos são medidos em decibéis (dB). Por exemplo, para uma exposição diária de oito horas, não é aceitável uma taxa sonora acima de 85 dB. Já para uma jornada de quatro horas, esse limite não pode ultrapassar 90 dB.

Agora, compreenda qual é a diferença entre os aparelhos utilizados nessas medições.

O que é o decibelímetro

O decibelímetro é o equipamento que faz medições pontuais de ruídos em uma empresa. Como consequência disso, ele determina a ocorrência do som.

Em outras palavras, ele mede qual é a exposição sonora para um trabalhador em um determinado local e momento.

Não se esqueça de que, para ter mais precisão, ele deve ser colocado na altura do ouvido do trabalhador.

O que é o dosímetro

O dosímetro é um aparelho que fica conectado ao corpo do trabalhador, a fim de se estimar a exposição sonora em um determinado período de tempo.

Na maioria dos casos, as empresas o utilizam para medir os ruídos existentes em uma jornada de trabalho completa.

Qual você deve utilizar

Ambas as ferramentas devem ser usadas por um técnico de segurança do trabalho. Portanto, cabe a esse profissional analisar cada situação em sua empresa e determinar qual é o melhor, sempre baseando suas decisões nas determinações normativas e nos tipos de atividades desempenhadas por seus colegas de trabalho. Apenas fique muito atento para trabalhar com equipamentos precisos e com boa procedência no mercado.

Com o passar dos anos, as tecnologias aprimoram o desenvolvimento de nossa sociedade. Porém, com esses avanços, os cuidados em um ambiente de trabalho tornaram-se necessários para garantir a segurança, a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores de uma gestão,

Utilizando o decibelímetro e o dosímetro corretamente, um técnico em segurança do trabalho pode avaliar as condições ambientais de sua empresa, propondo soluções adequadas para redução de sua intensidade sonora.

Sobre a Realiza Soluções em Medicina e Segurança do Trabalho

Localizado estrategicamente no centro de Porto Alegre, o Grupo Realiza dispõe de especialistas em Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, gerenciando e emitindo Programas e Laudos como

  • PCMSO, PPRA, LTCAT, PPP, PCMAT e outros.

  • Exames clínicos e complementares

  • Segurança Industrial e Treinamentos

Assessoria para atender ao eSocial

  • Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho

  • Gestão e Padronização da informação com vinculação ao eSocial.

  • Gestão eficaz na emissão e controle de vencimentos de documentos.

  • Cadastro e gerenciamento dos eventos do eSocial

Conte com as soluções do Grupo Realiza para realizar essa adequação e envio com o mínimo de impacto.

Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (51) 3224.0032 ou pelo e-mail comercial@realizaconsultoria.com.br.

Últimos posts
Grupo Realiza - Medicina e Segurança do Trabalho, Treinamento e Consultoria
bottom of page