top of page

Conheça as principais causas de acidente de trabalho


O mercado de trabalho exige que todos empresários e empreendedores, em seus mais diversos ramos de atuação, fiquem atentos quanto à segurança de seus funcionários no local de trabalho. Dessa forma, torna-se cada vez mais necessário o aprimoramento das técnicas e das medidas relacionadas à prevenção ao acidente de trabalho.

Portanto, um profissional bem instruído e motivado tem papel fundamental no aumento da qualidade e produtividade de sua empresa. Para evitar tais acidentes, é preciso conhecer e entender suas causas. Pensando nisso, listamos neste artigo as principais causas de acidente no trabalho.

Estresse

O estresse é considerado como um dos principais motivos que interferem nas habilidades físicas e mentais de seus funcionários. Fatores existentes no ambiente de trabalho influenciam negativamente na cadeia produtiva. Ambientes extremamente competitivos, uma excessiva cobrança por resultados e jornadas ininterruptas de trabalho são alguns dos fatores que elevam o estresse de todas as partes envolvidas.

Com o intuito de evitar tais situações, proponha um ambiente e medidas amigáveis em que todos percebam a sua importância no processo produtivo, mostre também que, além de visar o lucro, sua empresa se importa com o desenvolvimento pessoal de seus funcionários.

Existem também fatores externos às relações existentes no local de trabalho, como brigas familiares e problemas de trânsito, por exemplo, que possuem importância vital nesse processo. Cabe ao gestor ou a equipe de segurança de trabalho localizar e identificar os profissionais que apresentam sinais de infelicidade ao realizar suas atividades trabalhistas.

É preciso ficar atento a isso, pois, um bom gestor está sempre preparado para antecipar esses problemas, resolvendo-os da melhor maneira possível a fim de evitar acidentes de trabalho.

Fadiga

Juntamente com o estresse, a fadiga também prejudica o trabalhador reduzindo as suas capacidades físicas e psicológicas. No ambiente de trabalho, são encontrados alguns tipos de fadiga:

  • Fadiga mental: estão relacionados a esse tipo de fadiga a perda de concentração, problemas para se comunicar com os colegas de trabalho e perdas de raciocínio lógico.

  • Fadiga física: ocorre quando há ausência de força muscular para realizar as atividades físicas requeridas no dia a dia do trabalhador.

  • Fadiga muscular: intensificação de dores oriundas da realização das atividades físicas que ocorrem no ambiente de trabalho com diminuição da resistência do trabalhador.

  • Fadiga visual: manifesta-se por meio de dores de cabeça e espasmos dos músculos da face.

É necessário combater tais ocorrências, portanto, deve-se procurar por maneiras para tal. Proponha pausas e intervalos durante a rotina de trabalho, incentive seus profissionais a praticarem atividades físicas fora do ambiente de trabalho. Procure por especialistas que possam ministrar atividades laborais visando melhorar a qualidade de trabalho de todos.

Despreparo técnico e tecnológico

Os avanços tecnológicos e sociais acontecem a todo momento em nossa sociedade, logo, um empresário que busca o bem-estar de seus funcionários precisa acompanhar tais mudanças.

Todos os profissionais necessitam de um treinamento específico, correto e atualizado sobre o manuseio das ferramentas e do local de trabalho. É preciso estar em dia com as renovações de normas e melhorias tecnológicas, dessa forma, procure por uma empresa que ofereça cursos capazes de atender tal demanda.

Vale lembrar que um profissional mal treinado e sem instrução pode colocar em risco todos que estão a sua volta.

Falta de diálogo entre os profissionais

Problema presente em todos os tipos de relações humanas e de extrema importância no dia a dia profissional. O diálogo diário de segurança, ou DDS, tem o objetivo de habituar o trabalhador quanto às questões relacionadas à segurança do trabalho.

São lições curtas e frequentes que visam a fixação do conteúdo em questão por parte dos profissionais envolvidos. Use esses momentos para criar um ambiente favorável à troca de conhecimentos e informações entre funcionários e gestores.

Todos precisam ter tranquilidade e facilidade para expor suas opiniões, tirar dúvidas e, em alguns casos, propor mudanças que têm o objetivo de melhorar todo o processo produtivo. Use uma linguagem acessível e de fácil compreensão para todos.

Fonte: Mastt

Sobre a Realiza Soluções em Medicina e Segurança do Trabalho

Localizada estrategicamente no centro de Porto Alegre, atuamos nos mais variados segmentos de mercado, oferecendo soluções customizadas para um eficiente atendimento das inúmeras necessidades das empresas nas áreas de saúde e segurança do trabalho, qualidade e meio ambiente. Para contemplar as exigências da Portaria, oferecemos os seguintes serviços especializados:

- Treinamentos de Segurança do Trabalho

- Medições quantitativas

- PPRA

- LTCAT

- PPP

- PCMSO

- Exames

Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (51) 3224.0032 ou pelo e-mail comercial@realizaconsultoria.com.br.

Últimos posts
Grupo Realiza - Medicina e Segurança do Trabalho, Treinamento e Consultoria
bottom of page