top of page

4 de outubro: Dia da Medicina do Trabalho

Em 4 de outubro é comemorado o Dia da Medicina do Trabalho, especialidade médica que luta pelo trabalho saudável, seguro e digno para todos os trabalhadores. A data é marcada pelo nascimento do médico italiano Bernardino Ramazzini, autor do livro As Doenças dos Trabalhadores, publicado em 1700, e por isso, considerado o pai da especialidade.

Ramazzini trouxe várias contribuições para a Medicina do Trabalho, dentre as quais podemos destacar (1) a preocupação e o compromisso com a classe trabalhadora; (2) o estabelecimento dos elementos básicos da determinação social da doença; (3) a contribuição de uma nova metodologia que incluía visitas aos locais de trabalho, observação das atividades e entrevistas com os trabalhadores; e (4) a proposta de uma sistematização e classificação de doenças, de acordo com a natureza do trabalho.

Quatro séculos depois, a luta e a vontade de transformar o trabalho continuam e a atuação dos Médicos do Trabalho precisa se adaptar para lidar com novos desafios que convivem com antigos dilemas não totalmente resolvidos.

Conscientização constante

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 2,34 milhões de pessoas morrem a cada ano em acidentes de trabalho e doenças. Desse total, cerca de 2 milhões seriam causadas por doenças relacionadas ao trabalho.

As informações do Anuário Estatístico da Previdência Social mostram que no ano de 2013, no Brasil, foram 717.911 acidentes no total, 2.814 óbitos e 16.121 incapacidades permanentes. Mais importante é a necessidade de enfrentarmos a subnotificação. O AEPS mostra que apenas uma em cada dez doenças relacionadas ao trabalho foram reconhecidas através da emissão de CATs - Comunicação de Acidente do Trabalho.

Além disso, é relevante a perda de produtividade nas empresas pelo afastamentos de acidentados, estatísticas que representam um alto custo para a sociedade. Uma gestão cuidadosa a saúde e segurança a àqueles que estão nos locais de trabalho proporcionam maior segurança e menos adoecimento.

Fonte: ANAMT

Sua empresa está bem assessorada na saúde e segurança do trabalho?

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3224.0032 ou pelo e-mail comercial@realizaconsultoria.com.br.

Últimos posts
Grupo Realiza - Medicina e Segurança do Trabalho, Treinamento e Consultoria
bottom of page