top of page

Pesquisa mostra indústria atenta à segurança e saúde no trabalho


Investir em segurança e saúde no trabalho gera retornos visíveis aos negócios - é o que mostra pesquisa inédita do Sesi. O levantamento, realizado com 500 médias e grandes empresas aponta que, para 48% delas, ações para aumentar a segurança no ambiente laboral e promover a saúde de trabalhadores reduzem as faltas ao trabalho. Para 43,6%, esses programas aumentam a produtividade no chão-de-fábrica e 34,8% apontam que essas ações reduzem custos.

A pesquisa foi realizada entre outubro de 2015 e fevereiro de 2016 e constatou que 71,6% das indústrias dizem dar alta atenção à saúde e segurança dos trabalhadores. Para 76,4% dos entrevistados, a indústria brasileira deve aumentar a sua atenção ao tema nos próximos cinco anos. Ainda segundo o levantamento, essa relevância dada ao tema está relacionada principalmente com o bem-estar do trabalhador e maior conscientização das empresas e prevenção de acidentes de trabalho: dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social apontam que o número de acidentes de trabalho por grupo de 100 mil trabalhadores caiu mais de 17% entre 2007 e 2013 - de 1.378, em 2007, para 1.142, em 2013. Serviços

A pesquisa mostra ainda que 60% das empresas dão grande importância a programas de promoção da saúde de trabalhadores, que vão além do cumprimento de requisitos legais. Entre as principais ações estão a gestão dos afastamentos por doenças, executada por 87,8% das indústrias, e o monitoramento de aspectos ergonômicos no ambiente de trabalho, feito por 84% dos empreendimentos. Segmentos

Além do setor de máquinas e equipamentos, outros setores industriais considerados no levantamento do SESI foram construção, instalação e manutenção, indústria metalúrgica, indústria alimentícia, vestuário, embalagens e plásticos, têxtil, papel e celulose, calçados, energia, madeireiro, bebidas, entre outros. Na visão das empresas, os aspectos da área de saúde e segurança que mais prejudicam a produtividade dos trabalhadores são acidentes e estresse no trabalho seguidos de doenças crônicas não-transmissíveis, como problemas osteomusculares, pressão alta e diabetes.

Fonte: ANAMT

Invista em saúde e segurança! Entre em contato conosco pelo email contato@realizaconsultoria.com.br ou pelo telefone (51) 3224.0032.

Últimos posts
Grupo Realiza - Medicina e Segurança do Trabalho, Treinamento e Consultoria
bottom of page