Vai fazer exames de sangue? Saiba mais e prepare-se!


Glicemia de jejum

A glicemia de jejum ou glicose em jejum, é um exame de sangue que mede a taxa de glicose na circulação sanguínea. Este exame é muito utilizado para investigar o diagnóstico de diabetes, e para monitorar as taxas de açúcar no sangue de pessoas diabéticas ou com risco para esta doença. Os valores de referência da glicemia em jejum são:

· Glicemia de jejum normal: inferior a 99 mg/dL;

· Glicemia de jejum alterada: entre 100 mg/dL e 125 mg/dL;

· Diabetes: igual ou superior a 126 mg/dL;

· Glicemia de jejum baixa ou hipoglicemia: igual ou inferior a 70 mg/dL.

Para confirmar o diagnóstico de diabetes, quando o valor da glicemia está alterado é igual ou maior que 126 mg/dl, é necessário repetir o exame outro dia, pois são recomendados, pelo menos, 2 amostras, além de poder ser necessária a realização do exame da hemoglobina glicada e do teste de tolerância oral à glicose. Para avaliar se a diabetes está sob controle pode ser necessário realizar a dosagem da hemoglobina glicada.


Como se preparar para o exame

O preparo do exame de glicemia em jejum inclui a não ingestão de qualquer alimento ou bebida que contenha calorias por, no mínimo, 8 horas, não devendo ultrapassar as 12 horas de jejum.

É recomendado manter a dieta habitual na semana prévia ao exame e, além disso, é importante não consumir álcool, evitar cafeína e não praticar exercícios rigorosos no dia anterior ao exame.


Gama GT - Gama glutamil transferase

As alterações no resultado deste exame normalmente indicam a presença de um problema no fígado, como: Hepatite viral crônica; Diminuição da circulação sanguínea para o fígado; Tumor hepático; Cirrose; Consumo excessivo de álcool ou drogas.


Em alguns casos mais raros, estes valores também podem estar alterados devido a doenças não relacionadas com o fígado, como insuficiência cardíaca, diabetes ou pancreatite.


Como deve ser feito o preparo para o exame

O exame deve ser feito em jejum de pelo menos 8 horas, já que os níveis de GGT podem diminuir após refeições. Além disso, deve-se evitar consumir bebidas alcoólicas 24 horas antes do exame, pois podem alterar o resultado. Alguns medicamentos devem ser suspendidos, pois podem elevar a concentração dessa enzima.


É importante comunicar também quando foi a última vez que foi ingerido bebida alcoólica para que seja considerado na hora da análise do resultado, pois mesmo que não tenha sido nas 24 horas anteriores ao exame, pode ainda assim haver elevação na concentração de GGT.


TGO e TGP

As alterações nos níveis de TGO e TGP são normalmente indicativas de lesões no fígado, o que pode acontecer devido à hepatite, cirrose ou presença de gordura no fígado, sendo consideradas essas possibilidades quando são verificados valores muito superiores de TGO e TGP.


Por outro lado quando apenas o TGO está alterado, por exemplo, é possível que se trate de alguma alteração no coração, uma vez que o TGO é também um marcador cardíaco. Assim, nessa situação, o médico pode indicar a realização de exames que avaliam a saúde do coração, como dosagem de troponina, mioglobina e creatinofosfoquinase (CK).


De forma geral, as alterações nos níveis de TGO e TGP podem estar relacionadas às seguintes situações: Hepatite fulminante; Hepatite alcoólica; Cirrose por consumo de excessivo de bebidas alcoólicas; Uso abusivo de drogas ilícitas; Gordura no fígado; Presença de abscesso no fígado; Pancreatite aguda; Obstrução das vias biliares; Infarto; Insuficiência cardíaca; Isquemia cardíaca; Lesão muscular; Uso de medicamento por um longo período e/ou sem orientação médica.


Então, agora que você sabe mais sobre os exames, é só fazer uma alimentação leve e sem bebidas alcoólicas na véspera e organizar o relógio para respeitar o jejum de 8 a 12 horas.

Ah, e no dia do exame não pode beber café, chá ou chimarrão. Só pode tomar água!


Caso você faça uso diário de medicações para pressão alta ou diabetes, por exemplo, essas DEVEM SER TOMADAS INCLUSIVE NO DIA DA COLETA DE SANGUE.



Fonte: https://www.tuasaude.com/

Últimos posts