Abril Verde: qual o verdadeiro significado da campanha?


Durante este mês está acontecendo o Movimento Abril Verde, uma campanha que tem como intuito movimentar as pessoas para uma chamada de ação em questões relacionadas à segurança no ambiente de trabalho e manutenção da saúde.


O objetivo do movimento é reduzir os números de acidentes de trabalho, através da conscientização sobre a importância de prevenir com medidas de segurança.

Como o Movimento Abril Verde surgiu?

O Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho está marcado no calendário em 28 de abril. Desde o ano de 2003, a data ficou fixada por conta de um acidente grave que aconteceu em Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. O acidente de trabalho foi marcado pela explosão de uma mina, que resultou na morte de 78 trabalhadores.

Por que o mês de abril foi escolhido para a campanha?

Por conta dos acontecimentos citados, o mês se tornou ideal para lembrar a população sobre os cuidados com o bem-estar e saúde no ambiente de trabalho.


OIT (Organização Internacional do Trabalho) instituiu o dia 28 de abril como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e, em consequência, o Brasil também adotou essa data para instituir o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.


A data foi instituída em 2005 pela Lei nº 11.121.

Objetivos da campanha

O fato de escolher um mês para a campanha não significa chorar pelas vítimas, mas sim alertar a sociedade que acidentes no ambiente de trabalho não ocorrem por acaso.


A maioria deles estão ligados a falta de utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), ausência de manutenção em máquinas e falta de conhecimento sobre riscos nos ambientes da rotina.


Por isso, a campanha tem como principais objetivos:

– Mensurar riscos;

– Conscientizar a população em relação aos riscos à saúde e segurança do trabalho;

– Estimular e difundir a prevenção diariamente;

– Verificar o posicionamento das pessoas dentro e fora dos locais de trabalho;

– Refletir sobre as responsabilidade de empresas, gestores e de toda população;

– Promover ações preventivas.

Estratégias que as empresas podem adotar em apoio ao Abril Verde

Como o mês de abril serve para a fomentar estratégias de segurança no trabalho, independente do porte, qualquer empresa pode aderir.


E ações muito simples podem fazer a diferença, como palestras, debates entre a equipe, campanhas publicitárias dentro e fora da empresa e treinamento com os colaboradores.


Vale ressaltar que, mesmo que a campanha tenha um engajamento maior nesse mês, a segurança no trabalho deve ser difundida todos os dias do ano, em todas as práticas.


Fonte: Abril Verde e Realizarte

Últimos posts