PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos
- Grupo Realiza
- 27 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de mar. de 2022

A NR 1 introduziu o conceito do PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos, conhecido e defendido por muitos profissionais da área de SST, como o Engenheiro Alex Abreu Marins - Engenheiro Ambiental, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Higienista Ocupacional.

Segundo Alex, a elaboração e implementação do PGR favorece a gestão se saúde e segurança na empresa, integra as ações, planos, programas e laudos, melhorando o resultado dos indicadores de desempenho e, principalmente, favorecendo a empresa e os trabalhadores nos quesitos saúde e segurança. Ainda traz um benefício adicional para as empresas certificadas na ISO 45001: a avaliação de riscos deve constituir um processo contínuo e ser revista a cada dois anos (ou em outras situações previstas na NR) mas, no caso de organizações certificadas, o prazo poderá ser de até 3 anos.
São objetivos do PGR:
a) evitar os riscos ocupacionais que possam ser originados no trabalho;
b) identificar os perigos e possíveis lesões ou agravos à saúde;
c) avaliar os riscos ocupacionais indicando o nível de risco;
d) classificar os riscos ocupacionais para determinar a necessidade de adoção de medidas de prevenção;
e) implementar medidas de prevenção, de acordo com a classificação de risco e na ordem de prioridade estabelecida;
f) acompanhar o controle dos riscos ocupacionais.
Há também um benefício para as empresas certificadas na Norma ISO 45001: a avaliação de riscos deve constituir um processo contínuo e ser revista a cada dois anos (ou em outras situações previstas na NR) mas, no caso de organizações certificadas, o prazo poderá ser de até 3 anos.
Com Sistema de Gestão ou não, o que está claro é que a organização deve adotar as medidas necessárias para melhorar o desempenho em SST.
Veja o infográfico abaixo e compreenda as etapas do PGR:

Para saber mais, entre em contato conosco pelo e-mail comercial@realizaconsultoria.com.br ou pelo telefone (51) 3224.0032.





















Comentários