top of page

Cloro Granulado – Manuseio Seguro

Todo mundo adora desfrutar de uma piscina cristalina, certo? Mas será que existe algum perigo nas atividades de limpeza e manutenção da água? Conheça as orientações para manuseio do cloro granulado, um dos produtos utilizados e que pode causas graves danos às pessoas expostas.

Conforme a FISPQ - Ficha de Informações de Segurança do Produto Químico, o produto pode ser fatal se ingerido. Deve-se evitar inalar pós e fumos. É danoso se inalado em grandes quantidades. Causa queimaduras nos olhos, trato digestivo e vias respiratórias. A FISPQ elaborada pelo fabricante apresenta orientações importantes, entre elas destacamos:

PREVENÇÃO DA EXPOSIÇÃO DO TRABALHADOR Usar proteção respiratória com cartuchos para gases ácidos, luvas, aventais e óculos ou proteção facial.

PRECAUÇÕES PARA MANUSEIO SEGURO Mantenha o produto, sempre fechado, em sua embalagem original. Armazene em local fresco, seco e bem ventilado; longe de produtos combustíveis e inflamáveis. Mantenha a embalagem limpa e livre de qualquer contaminação incluindo outros produtos químicos, ácidos, materiais orgânicos, compostos nitrogenados, extintores de incêndio de pó químico (que contenham fosfato de amônia), oxidantes, todos os líquidos corrosivos, materiais combustíveis ou inflamáveis, etc.

ORIENTAÇÃO PARA MANUSEIO SEGURO Evite contato com os olhos, a pele e as mucosas. Evite respirar o vapor. Mantenha o recipiente bem fechado.

PRECAUÇÕES AO MEIO AMBIENTE EMISSÃO EM CURSOS D’ÁGUA: Não permita que a contaminação alcance rios, e lagos ou mananciais. Este produto é solúvel em água. Monitore o pH e cloro disponível em toda água efluente. Informe as autoridades competentes sobre possíveis contaminações.

MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS OLHOS: Lave imediatamente com grande quantidade de água, durante pelo menos 15 minutos, erguendo as pálpebras superiores e inferiores. Chame um médico imediatamente.

PELE:

Lave imediatamente com grande quantidade de água, durante pelo menos 15 minutos. Chame um médico. Se as roupas tiverem entrado em contato com o produto, devem ser removidas imediatamente e lavadas antes de novo uso.

INGESTÃO: Imediatamente beba grandes quantidades de água. NÃO INDUZA VÔMITO. Chame um médico imediatamente. Não dê nada através da boca se a pessoa estiver inconsciente ou tendo convulsões.

INALAÇÃO: Se a pessoa tiver náusea, enxaqueca ou vertigem deve parar de trabalhar imediatamente e ser levada para local com ar fresco até que estes sintomas desapareçam Em todos os casos, assegure ventilação adequada no local de trabalho e proteção respiratória antes da pessoa voltar ao trabalho.

Para saber mais solicite a FISPQ dos produtos que você utiliza ao fabricante. No site do fabricante é comum encontrarmos a FISPQ para download, a qual também pode ser solicitada por e-mail.

Últimos posts
Grupo Realiza - Medicina e Segurança do Trabalho, Treinamento e Consultoria
bottom of page