top of page

Entenda a obrigatoriedade do exame toxicológico para motoristas


Desde setembro de 2017 os exames toxicológicos de larga janela de detecção são obrigatórios para as empresas durante a pré-admissão e no desligamento dos motoristas CLT das categorias C, D e E, de acordo com a lei federal 13.103 de 2014, também chamada de “Lei dos Caminhoneiros”.

Os dados devem ser transmitidos ao CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) até o sétimo dia subsequente ao mês que houver alguma demissão ou admissão no seu quadro de funcionários. Se a empresa não cumprir as determinações estabelecidas no Manual do CAGED, será considerado como não entregue e, por consequência, terá aplicação de multa. A multa é automática e varia de acordo com o tempo de atraso na transmissão do CAGED.

Como toda empresa tem o prazo máximo para postar as informações dos funcionários todo dia 07 do mês subsequente à movimentação não declarada , a partir desta data o valor já começa a ser contado.

▪ Código do exame toxicológico; ▪ Data do exame médico (dia/mês/ano); ▪ CNPJ do laboratório, ▪ CRM do Médico Revisor e ▪ Estado (UF) do CRM do Médico Revisor.

CBOS (obrigatório realização do exame) 782310 - motorista de furgão ou veículo similar; 782320 - condutor de ambulância; 782405 - motorista de ônibus rodoviário; 782410 - motorista de ônibus urbano; 782415 - motorista de trólebus; 782505 - caminhoneiro autônomo (rotas regionais e internacionais); 782510 - motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) 782515 - motorista operacional de guincho.

O exame consiste na coleta de amostra de cabelo ou pelos e são pesquisadas substâncias químicas como anfetaminas, cocaína, codeína, maconha, ecstasy, morfina, mazindol, oxicodona, anfepramona e todos seus derivados.

Faça o exame toxicológico para motoristas no Grupo Realiza

Localizada estrategicamente no centro de Porto Alegre, atuamos nos mais variados segmentos de mercado, oferecendo soluções customizadas para um eficiente atendimento das inúmeras necessidades das empresas nas áreas de saúde e segurança do trabalho, qualidade e meio ambiente.

Para contemplar as exigências da Portaria e atender ao eSocial, oferecemos os seguintes serviços especializados:

- Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (PCMSO, PPRA, LTCAT, PPP, Medições quantitativas); - Exames ocupacionais; - Exames toxicológicos para motoristas; - Exames toxicológicos para aviação (RBAC 120); - Treinamentos de Segurança do Trabalho.

Gostaria de saber mais sobre exames toxicológicos ou saúde e segurança do trabalho? Entre em contato pelo e-mail comercial@realizaconsultoria.com.br, pelo formulário de contato do site ou pelo telefone (51) 3224.0032.

Últimos posts
Grupo Realiza - Medicina e Segurança do Trabalho, Treinamento e Consultoria
bottom of page