top of page

O que você precisa entender sobre a NR 35 – Trabalho em Altura?


Todo o ambiente de trabalho pode reservar os mais variados riscos aos colaboradores. Independentemente da área de atuação, um dos principais incidentes graves envolvendo trabalhadores é a queda de diferentes níveis de altura — por vezes, causando acidentes fatais.

Diante da recorrência desses acontecimentos, foi preciso tomar providências para resguardar a integridade dos funcionários. Em função disso, no ano de 2012, foi instituída a NR 35, para garantir-lhes a devida proteção.

Afinal, o que significa NR 35?

A Norma Regulamentadora 35 é o instrumento legal estabelecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego para definir os requisitos mínimos de proteção ao trabalhador que desempenha suas funções em altura.

Além da segurança, ela visa também promover a capacitação dos indivíduos para lidar com as situações de risco a que são expostos.

Vale destacar, para efeitos da norma, são considerados como trabalho em altura todas as atividades praticadas em elevação acima de 2 metros do nível inferior e com iminente ameaça de queda.

Como planejar atividades em altura?

A NR 35 exige que todos os atos relacionados à atividade em altura devem ser, obrigatoriamente, planejados, organizados e executados por um profissional devidamente capacitado e autorizado pela empresa.

Por meio do planejamento, são ponderadas todas as situações de risco da atividade, incluindo:

  • o ambiente;

  • os fatores externos que possam influenciar o desempenho;

  • o isolamento e sinalização da área;

  • os requisitos de outras normas que se aplicam ao caso;

  • o objetivo da tarefa etc.

Todo planejamento deve conter as seguintes medidas:

Prevenção

O trabalho em altura deve ser evitado, sendo utilizado apenas como última alternativa, quando não houver outros meios para realizar o serviço.

Proteção

Diante da impossibilidade de executar o trabalho de outra forma, se faz necessário tomar algumas providências que eliminem o risco de acidente, como o fornecimento de equipamentos de segurança.

Recuperação

Consiste na adoção de procedimentos que diminuam as consequências de um acidente.

O trabalhador considerado apto para esse tipo de serviço é aquele que teve seu estado de saúde avaliado, confirmando tal capacidade, e que disponha de autorização formal pela empresa.

Quem é responsável pela capacitação do empregado?

Segundo a NR 35, é de responsabilidade do empregador promover a capacitação e treinamento dos seus empregados que atuam nessa especialidade.

O curso tem que ser realizado dentro do horário de expediente, com a duração mínima de 8 horas, combinando teoria e prática. Entre os conteúdos obrigatórios, destacamos:

  • regras aplicáveis ao trabalho em altura;

  • avaliação dos riscos e condições impeditivas;

  • equipamentos e procedimentos de proteção individuais e coletivos;

  • condutas a seguir em situações de emergência.

Os treinamentos devem ser realizados a cada dois anos, ou em período inferior, nos seguintes casos:

  • ocorrência de alguma alteração nos procedimentos;

  • retorno do trabalhador após afastamento superior a 90 dias;

  • mudança de empresa;

  • na hipótese de algum evento que requeira sua necessidade.

Por que a NR 35 é tão importante?

Mais do que garantir a execução segura de uma atividade, a NR 35 ainda se preocupa que os funcionários operantes em altura se mantenham saudáveis.

Por esse motivo, dependendo das circunstâncias, ela também exige o cumprimento de normas acessórias. A NR 7 por exemplo, é uma das aliadas. Ela maximiza os cuidados com a saúde e a segurança do trabalho.

O conhecimento da NR 35 é essencial tanto aos profissionais que executam as tarefas de risco — pois os capacita para preservar suas vidas — como para os empresários, que terão uma melhor visão de como oferecer o ambiente mais adequado e seguro, com reflexos diretos na produtividade da sua empresa.

Fonte: Mastt

Sobre a Realiza Soluções em Medicina e Segurança do Trabalho

Localizada estrategicamente no centro de Porto Alegre, atuamos nos mais variados segmentos de mercado, oferecendo soluções customizadas para um eficiente atendimento das inúmeras necessidades das empresas nas áreas de saúde e segurança do trabalho, qualidade e meio ambiente.

Para contemplar as exigências da Portaria, oferecemos os seguintes serviços especializados:

- Treinamentos de Segurança do Trabalho

- Medições quantitativas

- PPRA

- LTCAT

- PPP

- PCMSO

- Exames

Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (51) 3224.0032 ou pelo e-mail comercial@realizaconsultoria.com.br.

Últimos posts
Grupo Realiza - Medicina e Segurança do Trabalho, Treinamento e Consultoria
bottom of page