7 dicas para não se estressar no trabalho


Para muita gente, estresse e trabalho andam de mãos dadas. Basta fazer uma pergunta rápida a colegas e familiares para encontrar frases como: "muita correria", "preciso de férias", "meu dia devia ter 48 horas", "estou exausto(a)".

A boa notícia é que dá, sim, para tomar atitudes que minimizem a ansiedade e exaustão no ambiente laboral. Fomos conversar com Luciana Caletti , CEO e co-fundadora da Love Mondays, maior comunidade de carreira do Brasil, em busca de algumas dicas.

Confira a seguir sete conselhos preciosos para aliviar a tensão no trabalho e fora dele!

1 - Contribua para um ambiente harmonioso

"Geralmente o estresse vem de relacionamentos", pontua Luciana. É claro que as tarefas do dia a dia também contribuem para a tensão no ambiente de trabalho, mas quando o clima é bom, tudo fica mais fácil.

Confira algumas dicas da especialista para buscar o equilíbrio nessa área:

-Crie bons relacionamentos com seus colegas e chefes.

-Invista em conhecer seus colegas e assim criar um ambiente harmonioso.

-Tenha empatia: saiba se colocar no lugar das pessoas, entenda que a sua visão nem sempre é a correta e que existem outros pontos de vista.

-Demonstre interesse pelas pessoas, enxergando-as como seres humanos (que podem falhar!).

-Colabore: quando você ajuda as pessoas, é natural que elas também queiram ajudar você.

2 - Priorize suas tarefas

Está se sentindo sobrecarregado? Então o primeiro passo é aprender a priorizar suas tarefas. "Um bom jeito de fazer isso é pensar 'o que só eu posso fazer' e o que é possível pedir ajuda para um colega ou delegar para outra pessoa", diz Luciana.

Se ainda assim a carga de trabalho estiver excessiva, fale com o seu gestor. "A gente tende a querer esconder e falar que vai dar conta, nunca dizer não. No fim, a pessoa se encontra numa situação em que não vê saída". Luciana recomenda se comunicar claramente: explicar que a demanda é maior do que você esperava, mais trabalhosa ou complexa. "Exponha isso de uma maneira que seja bem recebida e faça a negociação de prazos e recursos."

Há profissões em que é comum ficar até mais tarde no escritório, mas fazer isso sempre leva ao esgotamento. Luciana aconselha "moderar e gerenciar sono e momentos de descanso para tomar decisões melhores, ser mais produtivo, ser um líder muito melhor. O descanso é tão importante quanto o trabalho!"

Para aqueles momentos em que é inevitável virar uma noite ou esticar o expediente por dias seguidos, a dica é saber o seu limite e identificar quando você deixou de ser produtivo. Descanse e volte quando estiver com as energias renovadas - você vai recuperar esse tempo.

3 - Entenda como você funciona

Há quem seja mais produtivo pela manhã, outros só começam a "engrenar" depois do almoço. Tem aquelas pessoas que não conseguem se concentrar quando tem barulho ao redor, outras precisam conversar e estar em um ambiente movimentado para produzirem.

A recomendação aqui é entender como você funciona e agir de acordo, seja buscando um local mais quieto para trabalhar ou trocar ideias com os colegas.

Arejar a cabeça é uma dica que vale para todos. "Geralmente pausas e momentos de descontração, como sair para almoçar ou fazer uma caminhada, deixam a mente mais livre e acaba surgindo a solução."

4 - Corpo são, mente sã

Não é segredo para ninguém que praticar um exercício físico regularmente faz toda a diferença na concentração, saúde e desempenho. Mas você não deve simplesmente adotar a corrida de rua ou uma academia de musculação só porque dá certo para outro colega. Luciana orienta a buscar uma atividade da qual você goste: "Não tem uma receita secreta para o que dá certo - o segredo é a pessoa se conhecer." Encontrar um exercício físico que seja prazeroso tem um bônus. "Você relaxa e, portanto, se concentra melhor no que vai fazer", explica.