top of page

15 dicas para prevenir acidentes no trabalho


Todos os anos milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes no trabalho. Grande parte deles são causados pela falta de atenção, e também pelo não uso de equipamentos adequados às atividades que exercem. Sendo assim, aqui vão algumas dicas para evitar que você necessite ficar afastado de sua função, afinal, prevenir é o melhor remédio.

· Utilize os Equipamentos de Proteção Individual (EPI);

· Mantenha áreas de circulação desobstruídas;

· Não obstrua o acesso aos equipamentos de emergências (Macas,Extintores,etc.)

· Informe ao superior imediato sobre a ocorrência de incidentes, para que se possa corrigir o problema e evitar futuros acidentes;

· Não execute atividade para a qual não está habilitado;

· Não improvise ferramentas, solicite a compra de ferramentas adequadas à atividade;

· Não faça brincadeiras durante o trabalho, sua atenção deve ser voltada apenas para a atividade que está executando;

· Oriente os novos colaboradores sobre os riscos da (s) atividade (s);

· Cuidado com tapetes em áreas de circulação;

· Não retire os Equipamentos de Proteção Coletiva das máquinas e equipamentos, eles protegem você e demais trabalhadores simultaneamente;

· Não fume em locais proibidos, procure os locais destinados para tal;

· Evite a pressa, ela é “inimiga da perfeição”, além de se expor ao nível de risco maior, seu trabalho não terá uma boa qualidade;

· Confira sua máquina ou equipamento de trabalho antes de iniciar suas atividades através do check list;

· Ao sentar, verificar a firmeza e a posição das cadeiras;

· Não deixe objetos caídos no chão;

Lembre-se! A sua segurança depende de você e você também é responsável pela sua segurança. Gostaria de obter mais informações sobre Segurança do Trabalho? Entre em contato conosco: (51) 3224.0032 ou pelo e-mail contato@realizaconsultoria.com.br

Últimos posts
Grupo Realiza - Medicina e Segurança do Trabalho, Treinamento e Consultoria