Conheça as principais causas de acidente de trabalho


O mercado de trabalho exige que todos empresários e empreendedores, em seus mais diversos ramos de atuação, fiquem atentos quanto à segurança de seus funcionários no local de trabalho. Dessa forma, torna-se cada vez mais necessário o aprimoramento das técnicas e das medidas relacionadas à prevenção ao acidente de trabalho.

Portanto, um profissional bem instruído e motivado tem papel fundamental no aumento da qualidade e produtividade de sua empresa. Para evitar tais acidentes, é preciso conhecer e entender suas causas. Pensando nisso, listamos neste artigo as principais causas de acidente no trabalho.

Estresse

O estresse é considerado como um dos principais motivos que interferem nas habilidades físicas e mentais de seus funcionários. Fatores existentes no ambiente de trabalho influenciam negativamente na cadeia produtiva. Ambientes extremamente competitivos, uma excessiva cobrança por resultados e jornadas ininterruptas de trabalho são alguns dos fatores que elevam o estresse de todas as partes envolvidas.

Com o intuito de evitar tais situações, proponha um ambiente e medidas amigáveis em que todos percebam a sua importância no processo produtivo, mostre também que, além de visar o lucro, sua empresa se importa com o desenvolvimento pessoal de seus funcionários.

Existem também fatores externos às relações existentes no local de trabalho, como brigas familiares e problemas de trânsito, por exemplo, que possuem importância vital nesse processo. Cabe ao gestor ou a equipe de segurança de trabalho localizar e identificar os profissionais que apresentam sinais de infelicidade ao realizar suas atividades trabalhistas.

É preciso ficar atento a isso, pois, um bom gestor está sempre preparado para antecipar esses problemas, resolvendo-os da melhor maneira possível a fim de evitar acidentes de trabalho.

Fadiga

Juntamente com o estresse, a fadiga também prejudica o trabalhador reduzindo as suas capacidades físicas e psicológicas. No ambiente de trabalho, são encontrados alguns tipos de fadiga:

  • Fadiga mental: estão relacionados a esse tipo de fadiga a perda de concentração, problemas para se comunicar com os colegas de trabalho e perdas de raciocínio lógico.

  • Fadiga física: ocorre quando há ausência de força muscular para realizar as atividades físicas requeridas no dia a dia do trabalhador.

  • Fadiga muscular: intensificação de dores oriundas da realização das atividades físicas que ocorrem no ambiente de trabalho com diminuição da resistência do trabalhador.

  • Fadiga visual: manifesta-se por meio de dores de cabeça e espasmos dos músculos da face.

É necessário combater tais ocorrências, portanto, deve-se procurar por maneiras para tal. Proponha pausas e intervalos durante a rotina de trabalho, incentive seus profissionais a praticarem atividades físicas fora do ambiente de trabalho. Procure por especialistas que possam ministrar atividades laborais visando melhorar a qualidade de trabalho de todos.

Despreparo técnico e tecnológico

Os avanços tecnológicos e sociais acontecem a todo momento em nossa sociedade, logo, um empresário que busca o bem-estar de seus funcionários precisa acompanhar tais mudanças.

Todos os profissionais necessitam de um treinamento específico, correto e atualizado sobre o manuseio das ferramentas e do local de trabalho. É preciso estar em dia com as renovações de normas e melhorias tecnológicas, dessa forma, procure por uma empresa que ofereça cursos capazes de atender tal demanda.

Vale lembrar que um profissional mal treinado e sem instrução pode colocar em risco todos que estão a sua volta.

Falta de diálogo entre os profissionais

Problema presente em todos os tipos de relações humanas e de extrema importância no dia a dia profissional. O diálogo diário de segurança, ou DDS, tem o objetivo de habituar o trabalhador quanto às questões relacionadas à segurança do trabalho.

São lições curtas e frequentes que visam a fixação do conteúdo em questão por parte dos profissionais envolvidos. Use esses momentos para criar um ambiente favorável à troca de conhecimentos e informações entre funcionários e gestores.

Todos precisam ter tranquilidade e facilidade para expor suas opiniões, tirar dúvidas e, em alguns casos, propor mudanças que têm o objetivo de melhorar todo o processo produtivo. Use uma linguagem acessível e de fácil compreensão para todos.

Fonte: Mastt

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