Conheça as 7 ferramentas da gestão da qualidade


As ferramentas de gestão de qualidade são técnicas usadas para compreender e melhorar os processos que envolvam determinado produto ou serviço. Elas têm como finalidade detectar, definir, mensurar, analisar e propor soluções para os problemas relacionados à empresa e que podem interferir no bom desempenho de algum processo de trabalho.

As 7 ferramentas fazem parte de um grupo de métodos estatísticos elementares, que devem ser de conhecimento de todos na empresa. Desde o presidente, a todos os colaboradores. E por isso, devem fazer parte do processo básico de treinamento das organizações.

As ferramentas de gestão de qualidade são técnicas usadas para compreender e melhorar os processos que envolvam determinado produto ou serviço. Elas têm como finalidade detectar, definir, mensurar, analisar e propor soluções para os problemas relacionados à empresa e que podem interferir no bom desempenho de algum processo de trabalho.

As 7 ferramentas fazem parte de um grupo de métodos estatísticos elementares, que devem ser de conhecimento de todos na empresa. Desde o presidente, a todos os colaboradores. E por isso, devem fazer parte do processo básico de treinamento das organizações.

As 7 ferramentas de qualidade

Fluxograma

O fluxograma mostra o caminho real e ideal para chegar aum determinado produto ou serviço, com o objetivo de identificar alguma falha ou desvio. Ele é uma ilustração do passo a passo de todas as etapas pertinentes ao processo, demonstrando como deve ser a execução. Utiliza símbolos que podem ser facilmente reconhecidos na demonstração dos diferentes tipos de operações dentro do processo.

Diagrama de Ishikawa

O Diagrama de Ishikawa, ou Espinha de Peixe, indica as possíveis causas de um problema ou condição específica. Este é um diagrama de causa e efeito, que representa a relação entre o resultado e todas as possibilidades de ação tomadas para esse resultado.

Folhas de verificação

As folhas de verificação são documentos simples, práticos e de fácil entendimento, usados para facilitar a coleta de dados. Para isso, é necessário definir previamente quais os dados a serem analisados. As folhas registram os dados dos itens, permitindo uma rápida percepção da realidade e interpretação facilitada da situação.

Diagrama de Pareto

O Diagrama de Pareto é um gráfico que consegue identificar a concentração de uma variável, apontando as causas fundamentais de um processo. Utilizando o diagrama, o gestor do processo consegue compreender melhor e combater as causas fundamentais dos problemas.

Histograma

Um histograma é um gráfico de representação de uma série de dados. Ele é uma ferramenta que permite conhecer as características de um processo, indicando o número de unidades em cada categoria. Esta ferramenta facilita a solução dos problemas, já que identifica uma evolução histórica e a tendência de um determinado processo.

Diagrama de dispersão

O Diagrama de Dispersão é uma representação gráfica de valores simultâneos de duas variáveis relacionadas a um mesmo processo, mostrando o que acontece com uma quando a outra se altera e comprovando a relação entre causa e efeito.

Cartas de controle

As cartas de controle são utilizadas com a intenção de mostrar as tendências dos pontos de observação em certo espaço de tempo. O objetivo é verificar, por meio de gráfico, se o processo está sob controle, ou seja, isento de causas especiais que necessitam de atenção gerencial.

Gostou do artigo? Comente e compartilhe nas suas redes!

Gostaria de saber mais sobre ferramentas de Gestão da Qualiidade?

Oferecemos treinamentos in company e abertos sobre gestão da Qualidade. Veja alguns treinamentos oferecidos e clique neles para obter mais detalhes:

O Grupo Realiza também conta com consultores e auditores capacitados para a implantação e manutenção das normas e legislações:

  • ISO 9001

  • ISO 14001

  • OHSAS 18001

  • SASSMAQ

  • PBQP-H

  • Realizamos diagnósticos, auditorias internas, de fornecedores e de requisitos legais.

Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (51) 3224.0032 ou pelo e-mail comercial@realizaconsultoria.com.br.

Recent Posts
Archive

Grupo Realiza - Saúde e Segurança do Trabalho, Consultoria e Treinamentos

Rua Alberto Bins, 658/402

Centro - Porto Alegre/RS

comercial@realizaconsultoria.com.br

Tel: (51) 3224-0032

       (51) 99266-3248

whats branco.png
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

© 2020 | Grupo Realiza